Escrever faz bem à nossa Saúde Emocional!
Pode trazer bem-estar e potencializar o desenvolvimento de emoções agradáveis, forças pessoais e virtudes.
Por exemplo, escrever uma lista de felicidade ou uma carta de gratidão, pode convidar a um olhar positivo e nutritivo.
A escrita terapêutica também pode contribuir para a redução de stress e ansiedade.
Pode ser uma forma criativa de autorregulação emocional para lidar com diversos acontecimentos, sensações, sentimentos e emoções.
Emoções são reações do nosso cérebro a um estímulo externo, que dão origem a sensações em resposta à realidade presente.
Têm origem no inconsciente e são um reflexo dos nossos pensamentos, crenças e experiências.
Não existem emoções boas ou más, existem algumas que são mais agradáveis do que outras, mas todas elas têm um papel importante.
Com a prática constante de Journaling, aprendermos a gerir as nossas emoções, pois começamos a pensar nelas de forma consciente.
Analisando como nos sentimos, observando e escrevendo sobre as reações do nosso corpo e onde as emoções se manifestam. Percebendo que situações ou pessoas servem de gatilho para certas emoções.
É essa a base da Inteligência Emocional, a capacidade de identificarmos e gerirmos as nossas emoções e identificar e influenciar as emoções das outras pessoas.
A capacidade de se auto-observar e refletir é lapidada quando escrevemos.
Nesta prática simples, mas muito poderosa, encontramos um porto seguro, um retiro de meditação, presença e conexão. Um lugar que visitamos sempre que precisamos esvaziar a mente de todos os pensamentos que vagueiam pela nossa cabeça e estão a condicionar a clareza e foco.
Um templo de reflexão, onde aprendemos a expressar as emoções, a organizar pensamentos e ideias.
No desafio “Emoções em Papel”, o convite é criares um Diário Emocional, onde durante 7 dias, dar-te-ei todas as ferramentas para criares uma rotina simples e poderosa para aprenderes a ganhar mais consciência das tuas emoções, padrões e crenças associadas.
Por apenas 1€ por dia!!
Sabe mais no meu Instagram ou na Comunidade Escrita C'Alma no Telegram!
Comments